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Título: Aspectos teóricos práticos dos cursos de graduação em fisioterapia da cidade de Recife/ PE e suas possíveis influências no desempenho prático de discentes em UTIs
Título(s) alternativo(s): Aspectos teóricos práticos dos cursos de graduação em fisioterapia e suas possíveis influências no desempenho em UTIs
Autor(es): FIGUEIREDO, Érica de Araújo
Palavras-chave: Fisioterapia – Recife (PE); Ensino - Recife (PE); Unidade de tratamento intensivo - Recife (PE); Ciência e humanidade – Recife (PE)
Data do documento: 7-Mar-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Educação e saúde devem ser consideradas indissociáveis no processo de en-sino/aprendizagem. A Fisioterapia faz parte das ciências da saúde. Destina se à pre-venção e ao tratamento de alterações de órgãos e sistemas. Na UTI, o fisioterapeuta intensivista atua na função do sistema respiratório e de outros sistemas, precisando estar preparado para se deparar com a especificidade e complexidade do ambiente hospitalar, não apenas no manejo das técnicas, mas também sendo sensível à neces-sidade de cultivar uma relação humanizada com seus pacientes. O presente estudo teve por objetivo geral realizar uma investigação acerca de possíveis aspectos da for-mação teórica acadêmica, de estudantes do Curso de Fisioterapia, que podem impac-tar em suas atuações práticas. Os objetivos específicos foram analisar os PPCs de todas as IES dos Cursos de Fisioterapia de todo país disponibilizados em seus res-pectivos sites; pesquisar se havia uma formação teórica formalizada, na Academia, para uma abordagem humanizada na atuação prática de alunos na UTI; verificar se a formação teórica recebida e estrutura curricular dos Cursos de Fisioterapia eram con-sideradas pelos ex-alunos e pelos docentes, como um fator que contribuía, efetiva-mente, para a prática em UTIs. O estudo caracterizou-se por uma abordagem qualita-tiva. Para obtenção dos dados realizamos uma entrevista semiestruturada com nove ex alunos recém-formados do Curso de Fisioterapia e com quatro docentes. A inves-tigação foi realizada no estado de Pernambuco, em duas IES da cidade de Recife. As análises dos PPCs pesquisados apontaram para uma formação teórica escassa na área da humanização terapeuta-paciente. As entrevistas com os ex-alunos sugeriram que o conteúdo extenso da disciplina de UTI, a dissociação entre a teoria e a prática e a didática de alguns professores foram fatores que influenciaram a formação dos mesmos, comprometendo suas atuações nas UTIs. Além disso, as entrevistas com os professores apontaram a importância da disciplina de humanização, porém não foi confirmado se havia uma disciplina específica sendo ministrada nos cursos.
Descrição: CHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal , também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LEAL, A. L.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32196
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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